Desenvolvida na década de 60 com o nome de ANAVAR, a oxandrolona era usada como um medicamento para infertilidade masculina. Posteriormente passou a ser utilizada para o tratamento da hepatite, para estímulo de crescimento, no tratamento de osteoporose, na recuperação de tecido com queimaduras e, atualmente, é muito buscada para o aumento de massa muscular. (3)
O que é oxandrolona?
A oxandrolona é um composto sintético derivado da testosterona, consumido na forma de cápsulas ou comprimidos. Seu uso mais recorrente é como opção para o tratamento injetável de reposição de testosterona para o tratamento de condições clínicas que levam ao déficit da mesma, ou seja, doenças que acarretam testosterona baixa e sintomas relacionados. (1)
Indicação da oxandrolona
A oxandrolona não deve ser usada para fins estéticos. A prescrição médica desse ativo é voltada para doenças crônicas e pacientes críticos que apresentem perda muscular por doenças consuptivas (perda involuntária de peso), como desnutrição, tumores malignos, AIDS e queimaduras graves, por exemplo. (1)
Oxandrolona no ganho de massa muscular
A oxandrolona tem efeito similar ao da testosterona e faz parte do grupo dos chamados esteróides anabolizantes. Esse tipo de medicamento é produzido sinteticamente a partir da mudança de uma ou mais ligações químicas na molécula de testosterona.
Foi desenvolvida para aumentar o anabolismo muscular, portanto, aumentar a massa muscular sem os efeitos masculinizantes da testosterona. Vale definir aqui anabolismo: é um conjunto de processos do nosso corpo responsável por sintetizar as substâncias mais complexas a partir de outras mais simples.
Ela oferece esse efeito por atuar diretamente nos receptores dos músculos, estimulando seu desenvolvimento celular, principalmente quando associada à uma dieta hipercalórica e atividade física.
No caso do músculo, ocorre a síntese da fibra muscular a partir de moléculas simples da digestão de açúcares e gorduras. Ao agir direto na fibra muscular, ela aumenta a síntese proteica e, consequentemente, age no aumento da massa muscular. Porém, apesar de seu efeito anabólico e sua capacidade de melhorar a força muscular, a oxandrolona não foi criada para esse propósito e não deve ser usada para performance esportiva. (1, 2)
Oxandrolona emagrece?
Nos últimos tempos, criou-se um mito sobre oxandrolona emagrecer. O remédio, no entanto, não contribui diretamente com a perda de peso, mas sim para o aumento do apetite. Porém, como ele também ajuda a aumentar a intensidade nos treinos, essa equação acaba equilibrada, facilitando a perda de peso. O que a oxandrolona faz é proporcionar uma mudança da composição corporal, auxiliando o ganho de massa magra, que, por sua vez, ajuda a eliminar a gordura.
O emagrecimento pode ocorrer como consequência, uma vez que o paciente que tem indicação do uso terá benefício na força e nos treinos de explosão. Entretanto, como dito anteriormente, esse remédio não deve ser prescrito para essa finalidade. (1, 2, 3)
Efeitos da oxandrolona
O principal efeito em ambos os sexos é o ganho de massa muscular e diminuição de gordura. Nos homens, especificamente, a vantagem em relação a testosterona é não causar ginecomastia (aumento de mamas), pois não ocorre a atividade enzimática que converte a testosterona em estradiol (hormônio feminino).
Além disso, tanto nos homens quanto nas mulheres, a oxandrolona tende a promover efeitos anabolizantes, apresentando aumento de massa muscular e redução do percentual de gordura, melhora de sintomas como fadiga e baixa libido. Esses seriam os efeitos positivos do tratamento quando indicado corretamente. (1, 2, 3)
Riscos e efeitos colaterais da oxandrolona
Os riscos da oxandrolona estão relacionados, principalmente, ao consumo de doses elevadas e uso prolongado. São eles:
- Toxicidade hepática
- Avanço de idade óssea em crianças
- Irregularidade menstrual
- Aumento de pelos corporais
- Aumento do clitóris nas mulheres
- Atrofia testicular nos homens
- Aumento das concentrações de glicose e gorduras no sangue
- Insônia
- Irritabilidade
- Impotência sexual
- Retenção hídrica
- Queda de cabelos
- Oleosidade no corpo
- Acne
- Irregularidade menstrual
- Arritmia cardíaca
- Problemas de fígado
- Pele oleosa
- Aumento do risco de trombose
- Surgimento de alguns tipos de cânceres (1, 2, 3)
Oxandrolona pode ser prescrita para ganho de massa?
Apesar de alguns médicos prescreverem a oxandrolona para o ganho de massa para pacientes sem indicação clínica, vale lembrar que o Conselho Federal de Medicina não aprova o uso da mesma para fins estéticos.
A prescrição da oxandrolona está autorizada para pacientes com doenças crônicas e pacientes críticos que apresentem perda muscular por alguma doença. O uso recreativo da oxandrolona também não está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). (1, 3)
Contraindicações
- Pacientes hipertensos
- Cardiopatas
- Pessoas com alterações hepáticas
- Portadores de distúrbios de coagulação
- Gestantes
- Lactantes
- Pacientes com histórico de câncer de mama
- Pacientes com histórico de câncer de próstata
- Pessoas com diabetes (1, 2, 3)
0 comentários:
Postar um comentário